quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Sob o olhar de Espelhos Inconsequentes




"Espelho, espelho meu existe alguém mais... Do que Eu? "

E assim a humanidade inicia sua busca por "frutos proibidos" e com isso acaba digerindo maçãs envenenadas. Tudo por culpa de um espelho falante e demasiadamente crítico.

Mas afinal quem é o espelho?

O espelho é o pensamento deturpado do que Eu penso que os outros pensam de mim. Com isso os olhos já não contemplam a realidade, mas apenas pensam enxergar aquilo que é mera ilusão.

Vivemos o auge da Estética... Podemos calibrar os seios, retocar o nariz, retirar "aquela gordurinha" e muitas outras intervenções podem ser feitas. Quantas pessoas congelaram suas "emoções" a partir de uma aplicação de botox?! Isso mesmo, congelar emoções, pois estudos já demonstram que aplicações de botox em excesso podem diminuir a capacidade de expressão facial de sentimentos como: raiva, tristeza, alegria e medo. Dessa forma ocorre uma resolução temporária da pergunta: Há alguém mais bela do que Eu? Mas o espelho é questionador por natureza e com isso há um vício do sentir-se belo.

Mas nesse conto de fadas a cirurgia não é vilã... Afinal o que dizer das mulheres vitimizadas por um câncer de mama que puderam resgatar a feminilidade com um implante de silicone? O que falar das crianças que nasceram com lábio leporino e fenda palatina e que com uma intervenção puderam sorrir de maneira saudável? A cirurgia plástica é importante, desde que não seja banalizada por profissionais e pacientes, que buscam uma perfeição que não existe.

Mas o espelho não reside apenas em desejos de uma perfeição estética... Ele vai muito além, não é a toa que ele faz parte de nosso cotidiano - espelhando e refletindo o que de fato somos. E nesses contatos constantes surge a mentira velada - e assim encontramos gorduras ilusórias e assim o comer passa a ser perigoso. E aí nessa emergência de fantasia se questiona a maçã era envenenada ou tinha um poder mágico de me engordar? Uma pergunta que surge nos Transtornos Aimentares.Na Anorexia surge dessa distorção, ou seja, uma percepção incoerente, onde o sujeito pensa enxergar quilos à mais, onde de fato se constata quilos de menos - e assim o espelho mágico ilude mais uma vez. Não bastasse isso já temos mais um forma de anorexia é a drunkorexia (anorexia alcoólica) que associada ao alcoolismo potencializa mais a possibilidade de morte na doença. E a maçã continua problematizando. E se pudessemos sentir o sabor da maçã e logo em seguida expelir a dose letal? Seria possível? Por um lado apreciar o sabor que enfeitiça e por outro expurgar a culpa. Na Bulimia Nervosa  ocorre algo parecido, assim se ingere grandes quantidades de alimentos , seguidos por meios compensatórios, tais como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. E nesse mundo de exigências há quem não contenha a ansiedade... E assim a saída é ingerir  o maior número de maçãs, quem sabe ela dê saciez a esse viver. E na compulsão alimentar o espelho parece desdenhar... Julga e condena e assim o sujeito entra em um ciclo vicioso, onde o comer é uma espada de dois gumes, alivia e ao mesmo tempo impele sofrimento. Observamos assim a obesidade, um problema grave que já aparece como epidemia por todo o globo. Quem diria que poderíamos morrer através do inocente ato de comer?

 E o espelho segue refletindo e ofuscando...

O espelho já era sem nem mesmo ser. Ele está na construção da psique de todos nós. Como não recordar o jovem Narciso que se apaixona por seu reflexo ao se admirar nas águas. De fato o espelho já era sem nem mesmo existir. E quando as águas calmas se agitam? Há de existir uma distorção... 
Hoje observamos atentos a vigorexia , um Transtorno Dismórfico Corporal na qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, com uma valorização praticamente religiosa (fanatismo) ou a tal ponto de exigir constantemente seu corpo sem importar com eventuais conseqüências ou contra-indicações, mesmo medicamente orientadas. Serão os novos narcisos? Penso que não, acredito que os vigoréxicos são os filhos dessa sociedade consumista. São a necessidade de compensação desenfreada e impensada. E assim vamos vendo mulheres cada vez mais musculosas, homens exageradamentes grandes e onde surge a maçã nesse contexto? Aparece nos anabolizantes e demais drogas que potencializam uma morte prematura. E nesse rito de amor egoísta definham como o Narciso.

E nesse mundo de fantasia, onde espelho é mágico... Onde um reflexo pode aprisionar uma vida, temos de aceitar que espelhos quebrados podem sim permitir o azar. Não falo isso de maneira supersticiosa, mas a partir de minhas observações.

Rockson Costa Pessoa
Imagem: http://jornale.com.br/wicca/?p=1566

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Barcos e amarras: Falando sobre sociopatia


Não importa quão valioso seja o barco, nem tampouco se o mesmo é caríssimo como um Iate ou se é singelo como uma canoa feita artesanalmente. O que realmente importa é amarrar o tal barco em um embarcadouro ou cais. Afinal barcos a deriva não são interessantes...


Hoje se fala muito em sociopatia, quem o diga as novelas (principalmente globais). Os sociopatas parecem ter se transformado em queridinhos da sociedade, e assim o senso comum surge com força total e já atribuímos a fulano ou sicrano o tal termo psicopata, serial killer, monstro e segue uma lista extensa.

O que as pessoas não percebem é que há muito tempo existem sociopatas e que de maneira geral convivemos com muitos deles e não nos damos conta. São "vizinhos", "amigos", "compadres", "chefes", "parceiro de copo," "amigo de futebol" e etc. Esse BOOM acerca dos sociopatas é apenas um reflexo de nossa própria sociedade.

Sociopata é o indivíduo que possui um transtorno de personalidade caracterizado por padrões de comportamento que colocam essas pessoas em conflito com a sociedade. De maneira geral, negligenciam os direitos dos outros em detrimento do seu. Assim sociopata não é apenas um criminoso, é também aquele sujeito que não responde a regras e padrões sociais. Muitos sociopatas apenas mentem, logram, enganam, trapaceiam e perseguem colegas no serviço. O termo Psicopata já é relaciona com o sociopata que tem por característica cometer crimes bárbaros, ou demais tipos de perversidade que acarretam seqüelas graves e geralmente morte de suas vítimas. Theodore Robert Cowell "Ted" Bundy (24 de novembro de 1946 – 24 de janeiro de 1989) foi um dos mais temíveis psicopatas dos Estados Unidos da América durante a década de 1970 e com o estudo do seu perfil tivemos a gênese do termo "serial killer" (assassino em série), ou seja, um assassino em série é um tipo de criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com uma certa freqüência, geralmente seguindo um modus operandi e às vezes deixando sua "assinatura", como por exemplo, uma letra, o sapato, um código e etc. Serial killer também possui ritos, assim só "caça" mulheres morenas (por exemplo), ou então caça, por exemplo, apenas na lua cheia. Alguns tem preferência por um tipo de sexo, por padrões de altura, crença e até localização geográfica.


Você querido (a) leitor (a) pode estar se perguntando: Que diabos tem haver barcos e sociopatia? Já respondo.

O sociopata sempre existiu... Não é um perfil novo, como costuma sugerir as novelas, de maneira alguma. Podemos dizer que o sociopata é aquele indivíduo que não possui um “polimento social" ele é realmente o homem na sua mais pura natureza e essência. É regido por seus instintos, fantasias e desejos., seus critérios ilógicos, mas que possuem padrões em sua psique. O sociopata há muito já rompeu com a sociedade e se esconderam ao longo da história do mundo atrás de ritos, religiões, tradições, cultura e etc. Assim podemos lembrar das inquisições, lembrar do nazismo, das tradições de pouco tempo atrás, onde o homem deveria matar a mulher adúltera ou assassinar o filho homossexual. O sociopata está em nossa sociedade a todo tempo. É só analisarmos os fatos históricos que acabamos por encontrá-los. Muitos ficaram no anonimato, claro que aqueles que cometeram exageros acabaram expondo uma realidade que jamais existiu. Mas hoje vivemos sim, sem sombra de dúvida o boom dos sociopatas, assim como a China vive com o fato de ter criado seus bordelines, afinal com a criação institucional dos "segundos filhos", aqueles que eram desprovidos do apoio do estado, acabou por criar sujeitos bordelines que já começam a causar "transtorno". Nós no Brasil por meio de nossa "fragilidade" nas três forças sociais (Estado, Exército e Igreja) e na ruptura das famílias, acabamos por propiciar a criação de transgressores, sociopatas e psicopatas.

Barcos ancorados...

Como disse, o que impediu por muitos séculos uma libertinagem no mundo, foram às regras, valores, tradições e a moral. Antigamente os sociopatas podiam se esconder por entre tradições esdrúxulas, mas algumas outras podiam detê-los, por exemplo... Antigamente era religiosamente proibido insultar ou agredir um pai. Parece infame dizer que apenas uma ordem social poderia deter um perfil tão perigoso, mas de fato assim acontecia. Antigamente por mais que você odiasse seu chefe, de maneira alguma você poderia vir a agredi-lo ou insultá-lo, afinal as cidades eram pequenas e tal acontecimento deixaria "descoberto" um sociopata e eles são por natureza amantes do sigilo.

Os barcos de hoje...

Hoje tudo está à deriva... Os filhos não recebem educação em casa, e na escola quando ocorre uma repreensão, os pais acabam processando a escola e o professor. O Estado não fiscaliza, e de fato complica mais a vida dos educadores ao criar leis e diretrizes que determinam que o aluno encerre o ano, pois os números contam mais. O Exército está falido e as força auxiliares, como a polícia está manchada por uma negligência também do Estado. A Igreja hoje está silenciada por denúncias de pedofilia... Ética? Moral? Educação? O que é isso? Isso virou artigo de luxo e ser educado hoje é sinônimo de "idiotice". E para engrossar o caldo: é só inserir drogas, principalmente o crack e aí podemos ter grandes transgressores.

Há quem diga que sociopatas já nascem assim, ou seja, é puramente hereditário. Não concordo, sabemos que AMBIENTE e HEREDITÁRIO se complementam, logo, temos que nos despertar para as coisas como elas são... Não poderemos salvar o mundo, mas nossa parte devemos fazer e assim educar nossos filhos para que sejam pessoas de bem e para que eles não venham a ser mais um barco a deriva na vida.



Rockson Costa Pessoa

Imagem: http://renata-gabriel.blogspot.com/

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Guerra dos Sexos - Final



E por fim há sempre desejo de paz...

Tudo se resume ao desejo, complicado é a ausência do mesmo e para agradar os que somam e outros que dimimuem... O pior é quando surge o prefixo in = indesejo.

Já dizia certo alguém que se há ódio, logo reside aí um sentimento... Sentimento é a matéria prima do AMOR ou do que convencionamos denominar amor. Sendo assim se existe guerra há a busca de interesses comuns, e descobrir que interesses são esses é papel do homem e da mulher entrincheirados. É claro que você leitor(a) ainda não deve ter se apercebido dessa disputa camuflada, talvez porque a relação tenha sido superficial demais, quem sabe pelo fato do seu parceiro(a) não ser tão diferenciado dos demais. Afinal a guerra acontece geralmente quando cruzados (não no sentindo libidinal) um homem naturalmente homem (macho em português claro), com uma mulher inteligente, bem resolvida, independente e linda (muita areia pro meu caminhão em machanês simplista). Pode ser que você nunca venha a ser convocado(a), pode ser que tenha relações ou a relação ideal e esperada... Então você não é o alvo desse post. Mas servirá para uma furtiva ajuda no futuro! Afinal nunca se sabe... Vai que você homem encontre essa mulher dos sonhos?! E você mulher... Vai que conhece aquele gato depilado, cheiroso e inseguro?! É melhor prevenir que remediar.

Como abrandar a guerra?

Para os homens:

Os homens têm que mudar! Sem isso, poderão entrar em existência em 2012!
Não adianta depilar o peito, depilar a sombrancelha, malhar o tronco (geralmente apenas o tronco, pois as pernas não fazem parte do corpo, segundo Descartes), fazer aquela tatuagem no tríceps (sim, aquela que todo mundo têm)e pintar o cabelo que nem o belo ou usar o corte do Cristiano Ronaldo. Estamos falando de uma mudança profunda... E isso implica em:

  • Entender que na TPM a mulher pode e deve ter acessos de raiva e até mesmo lhe ameaçar com uma faca;
  • Entender que a mulher pode ter um emprego melhor que o seu e que não é tão horrível dividir a conta "casualmente", claro que alguns homens adoram essa parte - o que já é um fator para ser afastado do cargo de: namorado, ficante, noivo, amante, gatinho e segue a lista;
  • Aprender que as preliminares são importantes... E que o sexo é para os dois e não apenas um processo similar a manobrar o carro em uma vaga. Há homens tão bons nisso que fazem a mulher chegar no clímax ainda com o " tigrão" na calça e isso não é apenas possível aos yogues ou gogo boys (que fique claro);
  • Seria interessante você fazer uma comida de vez em quando... Não apenas churrasco e sabe como arrematar de vez?! Lave a louça, com toda certeza ela vai amar você por toda a vida;
  • Converse mais... Isso significa que a vida não se resume apenas a futebol, sair com os amigos, encher a cara no bar e coçar o saco! Você pode não acreditar, mas conversar salva relações;
  • Mulheres adoram o sentimento de segurança e ele pode surgir com um abraço e até mesmo com um "colo"
  • Deixo para o final algo que é duro para um homem de verdade... Não consigo encontrar palavras para explicar isso... Bom, será necessário também fazer massagem nas costas e nos pés! Nem toda vez, uma vez na semana e em feriados.
Para as mulheres

Se você encontrou aquele carinha na balada, sim aquele cara malhado, bombado, com cara de ator americano, depilado, com cavanhaque, com pinta de garanhão, com cordão de prata e demais qualidades que não considero qualidades... E você se sentiu atraída e acabou iniciando alguma relação e acabou se deparando com um homem, digamos, de "propaganda enganosa", sim porque enquanto eram ficantes ele era uma "máquinha de sexo" e quando você o promoveu à ficante master, o equipamento começou a apresentar defeitos... Pode ser que você tenha encontrado, sim você foi sorteado com o macho legítimo. Há duas saídas: ou você termina e o difama para todas as suas amigas e amigos (que vocês têm em comum) ou tenta possibilitar um "up" do sujeito. O que se pode fazer;

  • Conversar com o ele, pois em alguns casos eles são suicidas em potencial (brincadeira);
  • Ser paciente, em alguns casos na 3 sessão de "ginástica localizada" já é possível observar resultados satisfatórios;
  • Se não resolver, você deve demonstrar que o seu sentimento por ele é maior que os prédios que você têm (risos) e que ele pode até trabalhar como síndico em um deles (risos);
  • Acompanhe o mesmo para uma avaliação médica e não encontra nada biológico... Procure um psicólogo, um analista, mas nunca jamais tome as seguintes ações:
  1. Nunca diga para os amigos dele que o mesmo "broxou";
  2. Jamais diga para o pessoal do prédio (porteiro, zelador e demais moradores);
  3. Jamais dê a ele o chá de Santo Daime;
  4. Nunca mate galinha preta ou algum animal preto e o deixe em encruzilhada;
  5. E por fim... Jamais coloque "água benta" no moribundo.
Penso ter ajudado (risos) de alguma maneira... Mas deixando a brincadeira de lado. Penso que as coisas, quando verdadeiras, tendem a se resolver. Geralmente a mulher é mais perspicaz na escolha do parceiro e isso determinará raros erros. O homem esse está mesmo em uma posição delicada e cabe a cada um a resolução de seus preconceitos, tabus e medos.

Rockson Costa Pessoa
Imagem: http://simoneteixeira.wordpress.com/2008/04/14/sabia/