quarta-feira, 11 de março de 2009

Não seja como os cachorros

Era sempre assim, dobrava a esquina e aquele mesmo cachorro a me persseguir. Corria desesperadamente atrás do carro, mas logo ficava para trás. Eu achava engraçado e também não posso negar que me intrigava com tamanha “burrice” daquele cão.Ele deve ter corrido umas 20 vezes atrás do meu carro e só parou de correr, quando em uma noite de chuva fina e ele fechou os olhos e nunca mais abriu...Por muito tempo, sem saber ou imaginar, eu era como esse cachorro. Correndo atrás de coisas que não eram coerentes, e por mais clara que fosse a realidade, de alguma forma eu a ignorava e passava a correr atrás das coisas, uma busca infrutífera... E acabei que me tornei tão burro quanto aquele animal... Ainda bem que nunca é tarde para mudar e mudei.Ainda hoje, pessoas continuam a correr atrás de carros imaginários e perseguem coisas por um costume ou hábito nocivo.As vezes nos pegamos correndo atrás de “falsos amores”, pessoas que na nossa mente se configuram o amor verdadeiro, mas que na verdade não passam de uma paixão doentia.Podemos correr atrás de falsos amigos, que nos ignoram, que nos maltratam e que no fim... Nada mais são que colegas, somentePodemos correr atrás de sonhos infrutíferos e acabamos por criar uma realidade paralela, onde nem se vive o real e o imaginário só cabe na fantasia.Podemos correr atrás de preenchimento da alma, como se pudéssemos preencher um vazio de carência, com simples amores instantâneosPodemos correr atrás dos outros, sem ao menos sermos notados. Com isso passamos a nos rebaixar por idéias criadas por outros que adotamos, como aquelas que somos inferiores, ou menos importantes que alguém...Podemos correr simplesmente atrás de novidades... Buscando em cada novo carro um sentido para a vida, mas logo o carro vai embora e ficamos a ver não mais carros, mas sim naviosA verdade é que ao passar ainda hoje por aquela rua, me recordo daquele cachorro, que persistentemente fazia da perseguição seu objeto de trabalho... E me dói ver pessoas que ainda não conseguiram enxergar a verdade... Pessoas com potencial, com talentos e habilidades que se submetem a vidas de cachorros... seres inferiores que lidam puramente a partir de instintos.Hoje a noite, passou na TV que vai chover... Pedirei a Deus que ninguém feche os olhos para não mais abrir... Pois um cachorro morrer sem mudar um hábito, bem isso é esperado. Mas agora, um humano morrer tendo vivido uma vida de cachorro... Bem, isso é tragédia.


Rockson Costa Pessoa

Nenhum comentário: