domingo, 22 de maio de 2011

Amenidades, conversas e amizade.



E então quando nos apercebemos estamos novamente na mesa em conversa franca – revelando segredos que já perdem a sua essência e confidenciando os temores, os sonhos e rindo. O riso é a marca dos amigos. O estandarte que denuncia o sentimento de ambos. Assim são os velhos e ‘redecorados amigos’.

Amigos são essencias – são como marcadores sociais de nossa vida. Representam ciclos e momentos e são a prova cabal e singela de que as coisas verdadeiras perduram ao longo dos anos. De fato as amizades não envelhecem – nós mudamos, mas o sentimento esse é imutável.

Semanas atrás um grande amigo casou-se... Estar lá e vivenciar essa transição foi algo marcante. Tanto para ele, quanto para cada um dos amigos que compareceram com seus mais alinhados ternos. De certo modo se concretizava uma verdade – o amor foi celebrado, mas para nós ficou outra sensação. O tempo passa para nós também e no ar ficou a dúvida: Quem será o próximo?

Amigos falam de tudo e falam de nada... Rimos das risadas involuntárias e damos gargalhadas dos choros e tristezas dos anos passados. É comum termos essa insensibilidade com nós mesmos, é de certo modo a comprovação de que estamos em constante mudança e isso é um chiste!

Houve um tempo que eu achava que a amizade mudava com o passar do tempo. Pensava que ela poderia envelhecer e perder a cor – desbotar pela ausência ou pelo descaso da presença antes comum e agora tão rara. Seguimos nossas vidas e as agendas conflitam, isso é bem comum. Nessas horas percebemos que os sentimentos que depositamos nos outros se vão com eles e cabe à nós a inteligência de respeitar a liberdade daquele que segue sua maratona existencial.

Namoramos, noivamos, casamos e ao longo desses ciclos e ritos – vamos ficando enlutados pelos amigos que se afastam e por aqueles que inevitavelmente passarão a ser lembrança ou apenas uma foto que captada em segundos, revela vidas e histórias de anos. Assim são os verdadeiros amigos – sempre tão voláteis, mas sempre tão presentes. Amigos se vão – viajam, ficam anos em outros estados e países, mas o mais surpreendente é constatar que o sorriso do amigo é o mesmo quando na volta, de alguma maneira nada muda...

Hoje estive com 3 grandes amigos... Amigos de safras diferentes – como bons vinhos que se tornam excelentes pela diversidade e riqueza que possuem. E agora ao escrever esse texto, percebo que amigos mudam. As ideologias mudam, os comportamentos mudam (e como mudam), mas se de alguma forma somos atraídos para próximos deles é pela simples e fugaz razão: o sentimento amizade esse não muda. Os hospedeiros (nós), esses se alteram e evoluem mesmo – é traço do ser humano, mas o sentimento, esse não se altera, mesmo quando descobrimos que amigos falham e erram, mas não deixam de ser amigos.

Hoje foi interessante essa observação acidental – foi como voltar no tempo. No tempo que as madrugadas eram brindadas pelas conversas amenas e muitas vezes delirantes, mas os sorrisos e as gargalhadas, essas eram a expressam pura e verdadeira de que amigos são os irmãos que escolhemos ter. Sempre existirá na lembrança os bons tempos. Os grupos, os desenhos e as caricaturas nossas... Para alguns sempre existirão os ‘irmãos wilson’ e para outros sempre existirá a perplexidade de ver que a vida nos prega muitas peças, mas de certo modo não é mentira dizer: sempre teremos os mesmos amigos por perto para poder rir, chorar, desabafor e por fim, comemorar.

Rockson Pessoa

4 comentários:

Lília disse...

Se nós mudamos, porque os nosso amigos não mudariam? O importante é que o essencial permanece intacto! Adorei o texto! Abraços

Heat disse...

Eu sinto falta dos meus amigos.

Mudar e ter deixado eles me deixou mto triste e sozinha.

faltam eles no meu convívio

sim, sou altamente egoista.

Eraldo Paulino disse...

Quantos melhores amigos não ficam perdidos no tempo.

Como diria Belchior, tudo muda, e com toda razão.

Abraços!

Rockson Pessoa disse...

É verdade Lília!
Todos mundam mesmo e temos que compreender e aceitar as mudanças.
Bjks

Oi Heat,

Nunca é tarde para reencontrar o perdido!
Bjosss

Oi Amigo Paulino,

Grande Belchior... Eu sou apenas um rapaz!!!
Abraçãoo