sábado, 29 de novembro de 2008

Menino de Rua


Era uma vez um menino que perambulava pelas ruas da grande cidade... Seu olhar contemplava tudo e todos e por mais que o desprezassem, ele apenas sorria. Maltrapilho e descalço, se sentia o dono de tudo, afinal era dono de todas as esquinas daquele lugar.


De noite procurava se recolher, com isso, encontrava companhia no amigo de muitos anos, um velho papelão e assim dormia e sonhava. Nos seus sonhos, já não era pequeno, e nos pés um lindo sapato... Nesse mesmo sonho, se via engravatado, como as pessoas que via na rua. As mesmas pessoas que o ignoravam e de certa maneira o desprezavam... Em certo momento, ele parava em frente a uma luxuosa panificadora e comia uma torta que só poderia ser comida com um dinheiro que ela não possuía... E assim seguia o seu sonho, onde assumia algo que não era dele. No dia seguinte, mais uma vez estava vagando maltrapilho e satisfeito, pelas ruas da velha cidade. Agora seguia para frente de uma churrascaria e ficava um bom tempo gravando cada detalhe de tudo, dos pratos, das carnes e contemplava tudo sorrindo... Depois procurava no lixo algum pedaço de sanduíche e voltava a olhar para a comida e para as pessoas que freqüentavam o lugar... Em dado momento, um mendigo que passava pelo local, e que o conhecia o indagou: O que você ganha olhando essas coisas meu filho? Não sabe que não tem dinheiro para comprar isso? O garoto sorridente, respondeu: O que eu ganho tio? Eu ganho meu jantar de todas as noites, pois quando eu durmo... Eu viajo e posso comer tudo aquilo que vejo durante o dia... Por isso, fico aqui... Para que a minha cabecinha não esqueça os detalhes de nada... Porque hoje a noite tio... Eu serei aquele doutor ali....

Rockson Costa Pessoa

Nenhum comentário: