sábado, 3 de julho de 2010

A LUA SEMPRE VEM DEPOIS DO SOL - Texto feito para colação da turma de psicologia 2008 (My tops)


Se me perguntassem o que aprendi depois desses anos de dedicação e estudo... Responderia a seguinte coisa:

"A lua sempre vem depois do Sol!"

Hoje... colegas, amigos, professores, pais e familiares se reunem aqui neste local para celebrarem a colação de uma turma de psicólogos, excelentes por sinal. E queria eu, poder ver as feições assustadas de todos vocês ao ouvirem tão comum resposta de um recém-formado psicólogo... Mas é a verdade, a mais pura verdade! A lua sempre vem depois do sol...

Então vocês devem estar se questionando o que isso tem haver com uma formação profissional, afinal, falamos de um investimento de [05 anos] e se esse que vos fala, só tem essa resposta? logo se pode imaginar que muito não se aprendeu... Ledo engano, na verdade tal afirmação significa um aprendizado verdadeiro e convicto.

Há aqui neste lugar, alguém que pode afirmar que essa idéia acerca dos astros é errônea? Creio que não! Porque isso é algo que aprendemos em qualquer lugar... A lua sempre vem depois do Sol - é fato. Meus colegas de turma, excelentes amigos e para mim formidáveis psicólogos. A jornada foi longa não acham?! Foi uma grande aventura essa formação. Anos de investimento, em estudo, trabalhos e leitura. Minhas apostilas estão lá... guardadas para mostrarem que não minto. E quero aproveitar a oportunidade para dizer que me sinto agraciado de ter participado desse percurso com todos vocês, muito obrigado!
Não me recordo o número exato dos que iniciaram essa caminhada, da mesma forma que não sei ao certo, quantos ficaram pelo caminho... Uns ficaram ao amanhecer do dia, la pelas 06 horas da manhã, pessoas que não me recordo com clareza, afinal ainda amanhecia, como clarear ainda tão cedo. O sol ainda estava por nascer... A natureza humana é algo magnífico, afinal tendemos sempre a agruparmos. E nossa turma não fugiu a essa regra universal e assim, existiram grupos, subgrupos, trios, e pessoas que teimavam em transitar de maneira livre por esses “mundos”. Ainda hoje grupos permanecem juntos e unidos, isso me faz lembrar alegria e potencialidade. Como o sol que aparece triunfante ao meio-dia, enquanto almoçamos com amigos e falamos amenidades sobre a vida... Entendo que depois de almoçarmos ficamos cansados, é algo endócrino aprendi em certo aula, com essa mesma turma. Será que por isso a nossa turma vivenciou tantos períodos de “deserto”.? É... salas desertas, pessoas cansadas, a vida foi complicada para todos nós, mas seguimos... sempre debaixo desse sol escaldante, e mais alguns ficaram pelo caminho, agora por volta do meio-dia...Mas por favor amigos, não mudem seus hábitos, só por causa deste que vos fala... E a nossa turma teve de seguir e hoje estamos aqui. Espero que nínguem esteja suado e com areia nos pés...É a colação de vocês!

Desde que nos entendemos por gente e passamos e pensar ( geralmente depois de levar-mos aquelas boas palmadas dos pais, lógico que merecíamos), começamos a confabular e a partir dessas confabulações aprendemos que a única certeza que temos na vida é que morreremos. Desculpe mas é a mais dura verdade... Se não sabia, já pode providenciar a apólice de seguros. Mas não vim falar de seguros e sim, que a lua sempre vem depois do Sol... E assim, no entardecer da nossa vida acadêmica, nos deparamos com os temores próprios dos acadêmicos, afinal logo seríamos: o doutor da família, o orgulho do pai e da mãe, a salvação das nossas famílias problemáticas (todas são) e uma gama de títulos que claro, nos assustam... Pois bem, nós tememos - isso é humano... O novo assusta e mobiliza, mas tivemos de prosseguir... Foi uma época difícil, iniciamos os primeiros estágios e começamos a trocar de pele, como cobras (desculpe a comparação) e assim passamos a fazer uso dessa nova pele - sentir-se Psicólogo e psicóloga.

Tenho certeza que na sexta-feira, lá pelo finalzinho da tarde o sorriso brota como que por mágica nas faces de todos aqui presentes, não posso apostar, afinal estamos vivendo a crise mundial – tenho de guardar dinheiro, mas tenho quase certeza que todos nos alegramos na sexta-feira pela tardinha... Cada qual com seu programa! Lógico, afinal "cada louco com sua mania..." Mas da mesma forma que nos animamos pela tardinha, nós formandos também nos alegramos , ainda mais os que apresentaram de maneira tranquila o TCC, (se você é maior de 45 anos, TCC é a antiga Monografia) e assim foi possível respirar... E como foi bom esse respirar tranquilo.

Hoje já é noite em nossas vidas, estamos mais calmos, o sono é mais tranquilo, os cabelos pararam de cair... Eu ainda roou as unhas, mas não vamos chegar no mérito da quesão, pois tem gente que ainda engorda... Mas deixemos isso de lado! Hoje todo mundo esquece dieta mesmo. Mas como eu ia dizendo...chegamos! Poucos, mas chegamos e com essa chegada, ganhamos de presente certas coisas , além da beleza da lua e logico.Certas coisas, tais como: sabedoria, maturidade, responsabilidade, credibilidade, senso de dever cumprido, um diploma, um título e acima de tudo a certeza de nosso papel na sociedade.

Se me perguntassem o que aprendi depois desses anos de dedicação e estudo? Responderia mais uma vez que: a lua sempre vem depois do sol! Mas se engana quem pensa que essa frase é tao banal quanto o repetir da mesma. Meus amigos homenageados, pais, familiares e professores... Gostaria de explicar a minha simples e tão desconexa explicacao.

"A lua sempre vem depois do sol... "

Significa na verdade, que nada que acontece hoje é novidade... Tudo que vivemos agora já aconteceu em dada época e lugar... Outras colações como essa aconteceram e irão acontecer. A vida é um ciclo pérpetuo de coisas. Novas hoje e velhas amanhã... E como formando, entendo que o maior aprendizado é termos consciência que não importa apenas o canudo que iremos receber, nem tampouco os cargos que assumiremos. O importante é compreender que estamos em constante mudança, hoje podemos ser o sol e amanhã a lua... A verdade, bem a verdade é que todos nós, sim formandos e todos os demais... Precisamos sempre do aprimoramento, nos qualificarmos e assim fazer com que essa construção de [Si MESMO], seja uma constante em nossas vidas – A vida é isso um comecar para terminar , para que no dia seguinte possamos observar mudancas, é... por que não dizer APRENDIZAGEM?
Caros colegas, hoje vocês são psicoóogos e serão responsáveis por muitas vidas, como já dizia, o profeta Homem Aranha: Grandes poderes trazem grandes responsabilidades, sendo assim, espero que todos nós possamos fazer uso de nossos conhecimentos, a fim de levarmos conforto para mentes, almas e vidas...

6 comentários:

Jacky Simionato disse...

Bom dia,
Eu quse fiz o curso de psicologia também.
Mas acabei desistindo.
Parabéns para os formandos =D
Abço

Teresa Cristina Martins disse...

Ai que saudades da minha colação de grau,à 5 anos e meio atrás. Fico pensando que eu não seria outra coisa a não ser psicóloga. Lindo texto, linda imagem. Bjus

Vanessa Souza disse...

Texto para fins e recomeços.

Rockson Pessoa disse...

Oi Jacky!

A turma agradece! Bjss linda!!

Oi Teresa,

O tempo passa rápido demais...
Bjkss

Oi Vanessa,

É verdade! Recomeços eternos.... Bjaum

Anônimo disse...

Muito legal o texto...
Deve ter sido uma formatura INCRÍVEL.

Tb estou te seguindo e espero ve-lo sempre no meu cantinho.

Kisses
Thaty

Pedaços do Cotidiano
http://www.thatycastan.blogspot.com

Rockson Pessoa disse...

Oi Thaty!

Foi mesmo uma bela formatura...
Um beijão e volte sempre!