quinta-feira, 8 de julho de 2010

Menino de rua


Era uma vez um menino que perambulava pelas ruas da grande cidade... Seu olhar contemplava tudo e todos e por mais que o desprezassem, ele apenas sorria. Maltrapilho e descalço, se sentia o dono de tudo, afinal era senhor de todas as esquinas daquele lugar.

De noite procurava se recolher, com isso, encontrava companhia no amigo de muitos anos, um velho papelão e assim dormia e sonhava. Nos seus sonhos, já não era pequeno, e nos pés um lindo sapato... Nesse mesmo sonho, se via engravatado, como as pessoas que via na rua, as mesmas pessoas que o ignoravam e de certa maneira o desprezavam. Em certo momento, ele entrava em uma luxuosa panificadora e comia uma torta que só poderia ser comida com um dinheiro que ela não possuía. E assim seguia o seu sonho, onde assumia algo que não era ele e nem dele.

No dia seguinte, mais uma vez estava vagando maltrapilho e satisfeito, pelas ruas da velha cidade. Agora seguia para frente de uma churrascaria e ficava um bom tempo gravando cada detalhe de tudo, dos pratos, das carnes e contemplava tudo sorrindo. Depois procurava no lixo algum pedaço de sanduíche e voltava a olhar para a comida e para as pessoas que freqüentavam o lugar... Em dado momento, um mendigo que passava pelo local, e que o conhecia o indagou:

-O que você ganha olhando essas coisas meu filho? Não sabe que não tem dinheiro para comprar nada disso?!

- O que eu ganho tio? (O garoto esboça um sorriso de francos dentes)

- Eu ganho meu jantar de todas as noites, pois quando eu durmo eu sonho que posso comer tudo aquilo que vejo durante o dia. Por isso fico aqui para que a minha cabecinha não esqueça os detalhes de nada...

- O velho mendigo o olha sem entender!

- Sabe tio... Vou te contar uma coisa...

-
O menino dá uma mordida apaixonada no velho sanduíche ... Fita os olhos do mendigo com uma convicção assombrosa e em meio a um tímido sorriso, dispara...

-Hoje a noite serei aquele doutor ali

4 comentários:

Unknown disse...

Legal e triste essa historia😃😄

Evangélista Enivaldo Santos disse...

Parabéns....lindo escrito, as vezes nas historias tristes encontramos belezas escondidas.

Anônimo disse...

Mais que um vício
Escrever pode ser um suplício
Parabéns professor
Por carregar consigo este andor
De com as palavras
Provocar mentes aladas

Anônimo disse...

Poeta_vet_fernandes